Benvindos ao Blog Viajar, rezar, amar

Queridos leitores amigos,

Nossas aventuras em um veículo de recreação (motor-casa) começaram em julho de 2006, nos apaixonamos por este estilo de viagem. Já mudamos de equipamento várias vezes, as filhas cresceram e já não acompanham nossas viagens.

O tempo passou, mas a nossa vontade de viajar não é passageira.

Atualmente viajamos em uma Mercedes Sprinter 416 transformada em motor-casa (camper van).

Se quiserem ver fotos do nosso primeiro equipamento é só dar uma olhada no link do nosso primeiro blog:

http://patagoniademotorhome.nafoto.net (fotoblog)

http://patagoniademotorhome.zip.net (blog que descreve nossa viagem à patagonia argentina).

Na paz e no amor...na liberdade!


Saudações Estradeiras!






sábado, 11 de fevereiro de 2012

Chuveiro de Campanha: você já teve um?



Pessoal,
Quando era pequena, na década de 1970 e morava em Umuarama (noroeste do Paraná), usava um chuveiro que parece um balde com um chuveiro embaixo. A água, previamente aquecida, saía pelo chuveiro pendurado por uma corda que passava por uma roldana, de modo a baixar o balde para colocar água e ergue-lo novamente para a posição de banho. O banho tinha que ser rápido para não correr o risco da água terminar antes de tirar toda a espuma do sabonete. Que alegria quando meu pai instalou nosso primeiro chuveiro elétrico, que praticidade!
O velho chuveiro de balde ficou esquecido por anos. Um belo dia, quando ficamos sem energia elétrica por horas e sem poder tomar banho, lembrei dele. Se tivesse um, teria corrido para o fogão para aquecer a água numa chaleira e misturar com água fria.
Então, quando fomos para Termas de Piratuba (SC), andando pela cidade acabei entrando em um armazém de Secos e Molhados e lá estava o chuveiro.

Curiosamente ninguém sabia o nome dado a esse tipo de chuveiro. Pesquisei na internet e encontrei o seguinte:

Este chuveiro, chama-se CHUVEIRO DE CAMPANHA.

É fabricado em metal, zinco.

Teve este nome, dado aos exercícios militares, ou seja
uma campanha militar, onde era usado dado a falta de
condições específicas de se ter os chuveiros que possu-
em as instalações militares fixas.

Há dois fabricantes deste produto no RS, nomes abaixo-:

ANDRES & CIA - LAJEADO - RS
LAMBIASE & CIA - CAXIAS DO SUL - RS.

É claro, que não resisti e comprei o tal chuveiro de campanha. Pode ser útil! Com certeza é divertido e nostálgico (rs).


E VOCÊ, JÁ TEVE ESSE CHUVEIRO?





4 comentários:

  1. Muito bacana. Moro em Brasilia e em Junho irei ao Uruguay de Motorhome. Passando por Caxias do Sul vou direto na Lambiase & Cia comprar um chuveiro desse. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel, que bom que gostou da dica. A Lambiase & Cia fabrica o chuveiro, não sei se eles o comercializam no varejo. Em todo caso, não custa tentar. Nós o compramos em Piratuba, em um armazém de secos e molhados (típica loja de cidade do interior, onde tem de tudo um pouco). Abraços e boa viagem!

      Excluir
  2. Nasci em Luanda/Angola na década de 40 o chuveiro de balde era bastante usado pela maioria da população. Não havia chuveiros a gás e elétricos nem pensar. O chuveiro mostrado na figura mostra uma torneira entre a base e o ralo mas o nosso chuveiro constava de um balde zincado com pendurado por uma corda que passava em uma roldana permitindo baixar o balde para o abastecer com água morna, com descrito acima pela Francine Luz. No nosso balde a descarga ou não da água era controlada por um contrapeso de chumbo ou latão no formato de cone, portanto peça macho, que atuava noutra peça fêmea soldada no fundo da base. O levantamento da peça macho por corda ou dispositivo tipo alavanca permitia regular o fluxo da água.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou de Umuarama também, e já tive um desses. Coitada de minha mãezinha que esquentava água no fogão de lenha e colocava pra gente tomar banho............

    ResponderExcluir