Benvindos ao Blog Viajar, rezar, amar

Queridos leitores amigos,

Nossas aventuras em um veículo de recreação (motor-casa) começaram em julho de 2006, nos apaixonamos por este estilo de viagem. Já mudamos de equipamento várias vezes, as filhas cresceram e já não acompanham nossas viagens.

O tempo passou, mas a nossa vontade de viajar não é passageira.

Atualmente viajamos em uma Mercedes Sprinter 416 transformada em motor-casa (camper van).

Se quiserem ver fotos do nosso primeiro equipamento é só dar uma olhada no link do nosso primeiro blog:

http://patagoniademotorhome.nafoto.net (fotoblog)

http://patagoniademotorhome.zip.net (blog que descreve nossa viagem à patagonia argentina).

Na paz e no amor...na liberdade!


Saudações Estradeiras!






segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás abrangendo cinco municipios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto onde se localiza o ponto mais alto do planalto central com 1676 metros de altitude e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins.



Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz. A área, cortada pelo paralelo 14, é conhecida por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade.




Abaixo, uma pequena amostra das flores do cerrado. (fotos tiradas em nossa viagem em julho de 2010)






 Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, canyons, cachoeiras. Em sua história, teve a passagem das Bandeiras no ciclo do Ouro, os remanescentes de quilombos chamados Kalungas, que vivem hoje em povoados como o Engenho e Vão do Moleque, da Comissão Cruz e da Coluna Prestes, bem como o ciclo do cristal que resultou na criação do povoado de São Jorge.


Abaixo um video do youtube de excelente qualidade:




Abaixo, algumas fotos do camping Portal da Chapada www.portaldachapada.com.br , localizado a 9 km do centro da cidade de Alto Paraíso de Goiás:


Piscina do camping

Cachoeira

Restaurante

Área de barracas

Chalés

Sala de jogos

Arvorismo

Parquinho

Vôlei de areia

Área para motorhomes

A Chapada dos Veadeiros é um dos pontos do planeta que reflete a luz do sol com maior intensidade visto do espaço por suas formações de quartzo que compõem a geologia da região, a mais antiga do continente e uma das mais antigas da terra. Nas últimas décadas, a região vem passando por grandes mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento do turismo sustentável que atrai pessoas de todo o mundo e investimentos em pousadas, camping’s, restaurantes e serviços. 
Fonte:  www.chapadadosveadeiros.com

Estamos em contagem regressiva para mais uma aventura pela chapada dos veadeiros, agora levando um carro rebocado ao motorhome para visitar lugares que, na viagem anterior, tivemos dificuldade de chegar por falta de um veículo mais apropriado para as estradas de terra. Em Alto Paraíso, não encontramos serviço de táxi, apenas algum serviço de van mas, nada se compara a poder fazer os passeios com seu próprio carro!

Um comentário:

  1. Essa família LUZ é mesmo iluminada...Sou de Brasilia e frequentador assíduo da Chapada dos Veadeiros e ocupante cativo da área de Motorhomes da linda Pousada Portal da Chapada do meu amigo Cabral. Adorei o Blog de vocês e dele colhí preciosas dicas de viagens sensacionais. Um abraço e sejam cada vez mais felizes.

    ResponderExcluir