Passamos o Reveillon na praia do Francês. No dia 28 de dezembro, saímos de Lençóis-BA (Chapada Diamantina) e dormimos em um posto de combustíveis na cidade baiana de Feira de Santana. Neste dia percorremos 310 km. No outro, saímos de Feira de Santana e percorremos 550 km até a praia do Francês, onde fica a Pousada & Camping Trilha do Mar. O camping é pequeno para motorhomes e já estava bem lotado de barracas mas, fomos muito bem recebidos e ficamos do lado de fora, em frente à pousada, com luz, água e wi-fi. É o que basta para quem viaja com a casa, não é mesmo?
Abaixo, algumas fotos da pousada:
Área de descanso com redes, sofá e TV |
Área de camping com banheiros e estacionamento |
Ficamos do lado de fora, em frente à pousada |
A Praia do Francês localiza-se no município de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, a apenas 20 km da capital do estado Maceió.
A população local afirma que a praia tem essa denominação devido ao fato de, à época do Brasil colonial ser um dos locais frequentados por contrabandistas franceses de pau-brasil ("Caesalpinia echinata"). Se isto é verdade, eu não sei!
O canto esquerdo da praia é o mais badalado, com bares, restaurantes, piscinas naturais e ondas calmas, porque é protegido pelos arrecifes. Já lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, razão pela qual é procurado por surfistas e para campeonatos de surf.
As suas águas variam do azul turquesa ao verde escuro e a areia é clara e fina. Entre as várias atrações, estão disponíveis vôos de ultra-leve, passeios de banana-boat, barco e jet-skis, além de diversas lojas de artesanato.
A água é cristalina |
Ondas perfeitas para o surf |
Saindo da pousada, é melhor seguir andando por uma trilha de 400 m em meio à natureza, até chegar à praia.
A praia do francês é linda e a temperatura é agradável para o mergulho quando comparado com as águas do litoral sul. Aqui é possível sentir-se numa praia deserta ou quase deserta. Ou seja, não há disputa de areia por m² (risos). Mas não iluda-se com o resto do povoado, onde a limpeza das ruas e coleta de lixo, entre outras coisas precárias que, prefiro não comentar aqui.
Claro que nem tudo é perfeito. Ao contrário, nós é que temos que enxergar a perfeição em tudo. O importante para o verdadeiro aventureiro é conhecer o local como ele é, com as suas qualidades e defeitos, interagir com as pessoas e conhecer seus costumes e dificuldades. Verificar que a natureza é bela. Em todos os sentidos. Mesmo que o homem (ser dito pensante) nem sempre tenha a consciência de preservar o belo faz parte de um olhar mais profundo, que apenas observa, sem interferir. E, assim a família Luz segue em frente em busca de mais aventura!
Fonte: Wikipedia
Site do camping: www.trilhadomar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário