Conforme relato na postagem anterior, estamos em contagem regressiva para uma nova experiência. Em 10 anos de campismo, tivemos 9 equipamentos de recreação e agora vamos passar para o de número 10. Desta vez, será um trailer, o novo Turiscar.
Se você ainda não leu a postagem anterior, segue o link: Contagem regressiva para uma nova experiência
Nesta semana, finalizamos os preparativos para rebocar o trailer. O Veículo rebocador é uma caminhoneta Chevrolet S-10 LT, automática, diesel, 200 HP, 4 x 4, com capacidade de rebocar até 3.500 Kg.
O trailer a ser rebocado é um Turiscar modelo 6.0.
Planta baixa |
O que é necessário providenciar para rebocar o trailer Turiscar, de acordo com o fabricante:
- um veículo com capacidade de tração (capacidade de reboque) superior ao peso bruto total (PBT) do trailer a ser rebocado. Para o modelo 6.0, a capacidade mínima de tração é de 2.250 Kg;
- o veículo deverá possuir um engate de reboque com capacidade superior ao indicado no item anterior;
- o engate de reboque deverá contar com tomada padrão, para ligação do sistema de iluminação e sinalização do trailer, que atenda a norma ABNT NBR 9187;
- a esfera do engate deverá ter 50 mm de diâmetro;
- a altura do topo da esfera do engate em relação ao nível do solo deverá ser de cerca de 420 a 440 mm;
- o suporte do engate deverá contar com gancho para prender a corrente adicional de segurança do trailer.
Como a nossa S-10 tinha um engate com capacidade de até 1.500 kg, optamos por fazer outro. Algumas pessoas apenas reforçam o engate já instalado, mas nós preferimos retirar o anterior e mandar fazer um novo. Veja a foto abaixo:
A próxima etapa foi a troca dos pneus. A S-10 LT vem, originalmente de fábrica, com pneus 245/70/16. .Então decidimos colocar pneus mais largos 265/70/16. Após pesquisa, decidimos pelo Michelin XLT A/S, que possui excelente aderência no asfalto, mesmo com chuva.
Abaixo, fotos da colocação dos pneus novos e do balanceamento.
Até muito em breve,
Saudações estradeiras!
Esse pra mim é também um dos pontos positivos do trailer. A manutenção "mecânica" do conjunto sempre ganha uma atenção especial a mais, porque está em uso no dia-a-dia... acaba sendo mais fácil de manter "em dia" e evitar problemas nas viagens.
ResponderExcluirParabéns pelos cuidados com o rebocador!
Abraços,
Davi.
www.turiscarcaravana.blogspot.com
Sim, com certeza é um dos pontos positivos. Esperamos, em breve, acampar com vocês. Abraços!
ExcluirParabéns Francini, estou em um consórcio de um motor home e estou ancioso pela espera, mas fico contente com sua aventuras
ResponderExcluirOlá Acácio,
ExcluirEspero vê-lo, em breve, com o seu motor home pelas estradas.Abraços!
Bom dia.
ResponderExcluirGostaria de fazer uma pergunta:
Tenho um duster 2.0 2x4 mecanico e puxo um pequeno trailer 3,3metros que acredito tenha aprox. 1ton carregado.
Teno tido algumas dificuldades em subidas na terra em alguns campings.
Será que irei precisar de um 4x4 ou talvez eu não esteja sabendo rebocar o pequeno trailer?
Minha esposa tem medo de ir para a praia com receio de não conseguirmos subir a serra na volta.
Grato.
Olá Jerry,
ExcluirVocê tem que olhar no manual do carro qual a capacidade de reboque. Talvez seja mais adequado trocar por um veículo 4 x 4, já que anda por terra para chegar em alguns campings. Saudações!