Benvindos ao Blog Viajar, rezar, amar

Queridos leitores amigos,

Nossas aventuras em um veículo de recreação (motor-casa) começaram em julho de 2006, nos apaixonamos por este estilo de viagem. Já mudamos de equipamento várias vezes, as filhas cresceram e já não acompanham nossas viagens.

O tempo passou, mas a nossa vontade de viajar não é passageira.

Atualmente viajamos em uma Mercedes Sprinter 416 transformada em motor-casa (camper van).

Se quiserem ver fotos do nosso primeiro equipamento é só dar uma olhada no link do nosso primeiro blog:

http://patagoniademotorhome.nafoto.net (fotoblog)

http://patagoniademotorhome.zip.net (blog que descreve nossa viagem à patagonia argentina).

Na paz e no amor...na liberdade!


Saudações Estradeiras!






segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sistema eletrônico de controle de estabilidade ATC (AL-KO Trailer Control)

Nosso trailer Turiscar 6.0 terá o sistema eletrônico de controle de estabilidade ATC (AL-KO Trailer Control). Este acessório é opcional e importado da Alemanha.



Como funciona: Quando esta unidade detecta algum movimento de oscilação lateral, através do seu acelerômetro interno, aciona automaticamente o sistema de freios do trailer, isto estabiliza o conjunto rebocador e reboque eliminando assim de forma instantânea o efeito pêndulo, sem necessidade de qualquer intervenção do motorista. 
Assista ao vídeos abaixo e entenda como funciona o sistema.






Até breve,

Saudações estradeiras!

sábado, 25 de junho de 2016

Preparando o veículo para rebocar o trailer

Conforme relato na postagem anterior, estamos em contagem regressiva para uma nova experiência. Em 10 anos de campismo, tivemos 9 equipamentos de recreação e agora vamos passar para o de número 10. Desta vez, será um trailer, o novo Turiscar. 
Se você ainda não leu a postagem anterior, segue o link: Contagem regressiva para uma nova experiência 

Nesta semana, finalizamos os preparativos para rebocar o trailer. O Veículo rebocador é uma caminhoneta Chevrolet S-10 LT,  automática, diesel, 200 HP,  4 x 4, com capacidade de rebocar até 3.500 Kg.




O trailer a ser rebocado é um Turiscar modelo 6.0.



Planta baixa


O que é necessário providenciar para rebocar o trailer Turiscar, de acordo com o fabricante:
  • um veículo com capacidade de tração (capacidade de reboque) superior ao peso bruto total (PBT) do trailer a ser rebocado. Para o modelo 6.0, a capacidade mínima de tração é de 2.250 Kg;
  • o veículo deverá possuir um engate de reboque com capacidade superior ao indicado no item anterior;
  • o engate de reboque deverá contar com tomada padrão, para ligação do sistema de iluminação e sinalização do trailer, que atenda a norma ABNT NBR 9187;
  • a esfera do engate deverá ter 50 mm de diâmetro;
  • a altura do topo da esfera do engate em relação ao nível do solo deverá ser de cerca de 420 a 440 mm;
  • o suporte do engate deverá contar com gancho para prender a corrente adicional de segurança do trailer.

 Como a nossa S-10 tinha um engate com capacidade de até 1.500 kg, optamos por fazer outro. Algumas pessoas apenas reforçam o engate já instalado, mas nós preferimos retirar o anterior e mandar fazer um novo. Veja a foto abaixo:



A próxima etapa foi a troca dos pneus. A S-10 LT vem, originalmente de fábrica, com pneus 245/70/16. .Então decidimos colocar pneus mais largos 265/70/16. Após pesquisa, decidimos pelo Michelin XLT A/S, que possui excelente aderência no asfalto, mesmo com chuva.

Abaixo, fotos da colocação dos pneus novos e do balanceamento.







Até muito em breve,

Saudações estradeiras!

sábado, 18 de junho de 2016

Contagem regressiva para uma nova experiência

Faz 10 anos que vivenciamos nossa maneira preferida de viajar: via terrestre e levando a casa junto. Sim, em 2006, vendemos o apartamento da praia e compramos o nosso primeiro motorhome (também pode ser chamado de motor-casa ou casa rodante). Durante esse tempo, tivemos 9 equipamentos (veículos de recreação). O maior tinha 11 m, também tivemos uma Kombi Safari. Toda essa história, desde o primeiro motorhome até o último, as diversas viagens pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru, está contada em detalhes, com fotos no blog.


Estamos em contagem regressiva para uma nova experiência: o novo trailer TURISCAR. www.turiscar.com.br



Alguns vão perguntar: Por que um trailer?

O principal motivo é porque não somos de ficar muito parados em um camping, gostamos de explorar os lugares que visitamos e sempre sentíamos falta de um carro. É claro que já alugamos carros para passeios, já rebocamos várias vezes um carro com o motorhome e também já tivemos equipamentos com garagem para moto. Porém, eu não gosto de andar de moto, rebocar um carro atrás do motorhome tem lá suas desvantagens (maior consumo de combustível, pedágio mais caro...)
Como já temos uma caminhonete, como um dos veículos da família, o trailer veio a ser a opção mais vantajosa, assim podemos fazer nossas explorações com um veículo que também é 4x4.
Outro fator que contribuiu para a nossa mudança de equipamento foi a volta da marca TURISCAR, comprada pela fábrica de motorhomes Santo Inácio www.santoinaciomotorhomes.com.br, com sede em Gramado - RS. Com seu estilo moderno e futurista, com todo o conforto que estávamos acostumados a ter em nosso motorhome. 
Foi amor à primeira vista, porém a decisão pela compra dele demorou um pouco, pois tínhamos um motorhome Santo Inácio 8,5 que havia ficado pronto em setembro de 2015. Conhecemos o trailer em fevereiro de 2016, pouco antes do seu lançamento oficial em março, no Encontro de Santa Helena-PR.
Pensamos e decidimos colocar nosso motorhome à venda em maio e encomendamos o trailer. 
Venda efetuada. 
Motorhome que acabamos de vender (foto: topo do vulcão Osorno)

Em breve, buscaremos o trailer.
Lançamento do trailer em Santa Helena-PR
Faltam poucos dias para novas aventuras da família Luz nas estradas com um trailer.
Até muito breve.



Saudações campistas!