Benvindos ao Blog Viajar, rezar, amar

Queridos leitores amigos,

Nossas aventuras em um veículo de recreação (motor-casa) começaram em julho de 2006, nos apaixonamos por este estilo de viagem. Já mudamos de equipamento várias vezes, as filhas cresceram e já não acompanham nossas viagens.

O tempo passou, mas a nossa vontade de viajar não é passageira.

Atualmente viajamos em uma Mercedes Sprinter 416 transformada em motor-casa (camper van).

Se quiserem ver fotos do nosso primeiro equipamento é só dar uma olhada no link do nosso primeiro blog:

http://patagoniademotorhome.nafoto.net (fotoblog)

http://patagoniademotorhome.zip.net (blog que descreve nossa viagem à patagonia argentina).

Na paz e no amor...na liberdade!


Saudações Estradeiras!






terça-feira, 29 de abril de 2014

Encontro Nacional de Motorhomes Santa Helena - 2014




Tudo preparado para o Encontro Nacional de Motorhomes em Santa Helena, oeste do Paraná, que ocorre todos os anos no feriado de Páscoa . São 607 km de Curitiba até Santa Helena. O maior atrativo desta pequena cidade é seu belo e imenso balneário, localizado às margens do maior lago artificial do mundo, o Lago de Itaipu. Conhecida como "Terra das Águas", Santa Helena tem praia quase todo o ano, já que na região mais de 80% dos dias do ano são de muito sol e calor. O local tem águas calmas e limpas, usadas tanto para banho quanto para esportes náuticos. O lago possui muitos lugares apropriados para a prática da pesca esportiva. As principais espécies encontradas são o Tucunaré (peixe de superfície) e a Corvina (peixe de profundidade).


O video abaixo enviado ao Youtube por Alexandre Zanchet relata o encontro de motorhomes realizado em Santa Helena no ano de 2013. Muito bom este video com imagens aéreas do local. Vale à pena assistir!





Prontos para partir rumo à Santa Helena - PR


Luiz na boleia
Saímos de Curitiba na quarta-feira, dia 16 de abril. Paramos para dormir no Posto 3 Pinheiros, que fica a 55 km depois de Guarapuava. No outro dia, bem cedo, o Luiz seguiu dirigindo até o destino programado.



Fomos o motorhome de número 304
Chegamos e já fomos nos cadastrar. Nosso carro recebeu o número 304. Procuramos um lugar para estacionar o carro/casa e fomos dar uma volta.

Em frente à prainha




Maravilhoso lugar, quiosque com churrasqueira, pia e mesas



Na quinta-feira, fez um lindo dia de sol. Mas, depois...só choveu! Fazer o quê? Faz parte!











Quinta-feira de sol
Sexta, sábado e domingo: chuva!


Com chuva ou não, andamos por todos os lados, revendo os amigos e fazendo novos amigos também.
No sábado à noite, tivemos um jantar de confraternização. Como estamos em época de COPA , esta serviu de inspiração para a decoração da festa.




Amigos de Porto Velho - RO

Amigos de Macaé - RJ

Amiga Iza de Curitiba
No domingo passeamos mais um pouco entre os motorhomes, mesmo com a chuvinha.

Então chegou a hora de voltarmos para Curitiba. Muitos partiram no domingo de Páscoa, mesmo tendo outro feriado na segunda-feira, Tiradentes (21/04). Nós saímos às 15:00 h com o intuito de pernoitar o mais próximo de Curitiba, para chegarmos em casa na segunda-feira antes do almoço.



Pernoite no Anila - Restaurante e Hotel
Pernoitamos no Anila Restaurante e Hotel, nas proximidades de Fernandes Pinheiros e Irati - PR, já uma parada obrigatória para quem trafega pela 277 nesta região. Para saber mais sobre o Anila,  visite o site http://www.anila.com.br/restaurante/. Após o café da manhã no Anila, seguimos rumo à Curitiba (aproximadamente 145 km).

E aqui termina mais uma aventura da Família Luz!!!



terça-feira, 15 de abril de 2014

Vale dos Vinhedos - RS

Mais uma vez no Rio Grande do Sul, aproveitamos para conhecer o Vale dos Vinhedos, legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875.




De Curitiba -PR à Bento Gonçalves-RS são 612,8 km.


Ao longo deste roteiro encantador, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet.


Chegamos para o final da colheita da uva fina de mesa, neste caso a uva "Itália". Foi muito gostoso colher a uva no parreiral, e por ser final de colheita a fruta estava deliciosamente doce.


Felizes, após a colheita da uva, passamos por várias vinícolas, entre elas a Casa Valduga.



 No entanto, por indicação de um amigo, optamos por conhecer a Vinícola Boutique Lidio Carraro, produtora oficial do vinho da COPA: Faces Rosé, Branco e Tinto FIFA World Cup.  www.lidiocarraro.com/vinhodacopa 


Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil com Denominação de Origem (DO). A região foi a primeira do país a obter a Indicação Geográfica, através da Aprovale, entidade que reúne vinicultores e empreendimento ligados à cultura e ao Enoturismo. Os rótulos que ostentam a D.O. exprimem a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos.


As mais de três dezenas de vinícolas situadas no Vale, segundo o guia www.valedosvinhedos.com.br estão abertas à visitação ao longo de todo o ano, oferecendo visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados com atendimento feito por enólogos e pelas famílias dos empreendedores.


Após degustação e compra de vinhos, fomos almoçar no Mamma Gema Tratoria & Armazém. Essa também foi indicação de nosso amigo Isaac. Pela nossa cara de felicidade na foto, só posso agradecer ao nosso amigo e super indicar este restaurante para o almoço. O rodízio de saladas, massas, risotos, carnes e duas opções de sobremesa custou R$ 57,00/pessoa. www.mammagema.com.br

À noite terminamos o passeio em nossa casa rodante, uma Master Motorhome Trailemar. Abrimos a garrafa de vinho que havíamos ganhado do amigo Isaac e brindamos à vida!!!


Até a próxima aventura!!!